Orquestra de Violões do Amazonas exalta a diversidade da música brasileira em concerto gratuito
![]() |
| úsicos da Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM) se apresentam em diferentes formações durante o concerto gratuito "Nosso Brasil". (Foto: Gabi Vitim / SEC-AM). |
O Teatro da Instalação foi palco de uma verdadeira celebração à identidade nacional na noite da última quinta-feira (28/05). A Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM) encantou o público com o concerto gratuito “Nosso Brasil”, espetáculo que reuniu clássicos da música popular, peças contemporâneas e arranjos autorais criados pelos próprios músicos da formação. A iniciativa integra a agenda cultural promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Sob a regência minuciosa do maestro Davi Nunes, a apresentação rompeu com o tradicional ao intercalar a música de concerto a forte elementos populares e referências amazônicas. No palco, a versatilidade do corpo artístico ficou evidente através de dinâmicas que variaram entre solos, duetos, quartetos e a performance coletiva de toda a orquestra.
Protagonismo e Versatilidade no Palco
![]() |
| O maestro Davi Nunes rege a OVAM no Teatro da Instalação e já projeta o próximo espetáculo erudito no Teatro Amazonas. (Foto: Gabi Vitim / SEC-AM). |
O grande diferencial da noite foi dar luz ao talento individual e à capacidade criativa dos instrumentistas da OVAM. O espetáculo contou com a participação destacada dos solistas Elias Ferreira, Guilherme Munhoz, Robert Tarabassi, Ronaldo Alves (China), Wagner Tiburtino, Wandeval Barroso e Ykaro Sousa.
“Fiquei muito feliz com a participação dos músicos fazendo formações diferentes. Isso mostra a importância de desenvolverem atividades além da formação tradicional da orquestra”, destacou o mestre Davi Nunes. “Tocamos obras de compositores brasileiros contemporâneos, como Paulo Bellinati e Sérgio Assad, além das nossas toadas e outros elementos da música brasileira. Foi um repertório que misturou um pouco de tudo que o Brasil tem.”
A resposta do público foi imediata. A espectadora Bárbara Simões, que acompanhou de perto a apresentação, ressaltou o clima gerado no teatro: “Foi um concerto muito envolvente. O repertório passeou por diferentes estilos da música do nosso Brasil e deixou a apresentação emocionante e muito bonita de acompanhar”.
Próxima Parada: Clássicos Universais no Teatro Amazonas
Para quem perdeu ou quer reviver a experiência, o maestro Davi Nunes adiantou que a orquestra já está imersa nos preparativos para o seu próximo grande desafio, marcado para o dia 30 de junho, no imponente Teatro Amazonas.
Desta vez, o grupo vai navegar por um repertório de cunho predominantemente erudito, transpondo a genialidade de grandes mestres internacionais para as cordas do violão. “Vamos apresentar Bach, Telemann, Vivaldi, Handel, Mozart, Astor Piazzolla e Francisco Mignone. Está ficando fantástico e estou muito animado para esse momento”, revelou o regente.
Por Roger Pimentel, com informações da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM).


Nenhum comentário